terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A cidade com o maior nome do mundo



No Norte do País de Gales, integrante do Reino Unido, há uma cidade cujo o nome é Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndro- bwllllantysiliogogogoch. São 58 letras (ou 51 no alfabeto Welsh, já que ch e ll contam como apenas uma letra), o que faz dela a cidade com o maior nome. Traduzindo do Welsh, significa Igreja de Santa Maria num fundão de avelãs brancas perto de redemoinho rápido junto da cova vermelha da Igreja de São Tisílio. Para o bem dos moradores e dos turistas, é comum pronunciar apenas Llanfair Pwllgwyngyll, Llanfair PG ou simplesmente Llanfairpwll.

O nome enorme foi uma excelente estratégia dos moradores para atrair os viajantes que passavam na estação de trem local. Em 1845 mudaram o nome para o atual, chamando a atenção dos itinerantes que vêem a placa "Bem-vindo a Llanfairpwllgwyn- gyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch", muitos deles descem do trem para conhecer um pouco da cidade de nome tão peculiar.

O topônimo foi usado no filme Barbarella, 1968, estrelado por Jane Fonda, como código do quartel-general Dildano, fazendo paródia à difícil pronúncia.

Imagino que hipopotomonstrosesquipedaliofóbicos - pessoas que têm aversão irracional a palavras complicadas ou grandes demais - não são bem-vindas a essa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário