terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O nascimento do emoticon

Em um texto de internete, principalmente escrito por jovens, é comum ver rostos expressando sentimentos formados pelos caracteres textuais, são conhecidos pelos anglicismos emoticon e smile, ou carinha e rostinho, em palavras lusas. O nascimento desses símbolos ocorreu em 19 de setembro de 1982, mas precisamente às 11h44min, e seu criador é o cientista em computação Scott Elliot Fahlman. A precisão na data de nascimento deve-se ao registro no correio eletrônico de Fahlman, que enviou a seguinte mensagem (traduzida do inglês):
___________________________________________________
Proponho a seguinte seqüência de caracteres para marcar brincadeiras:

:-)

Leia-a de lado. Atualmente é mais provável economizar marcando coisas que NÃO são brincadeiras, dadas as correntes tendências. Para isso use

:-(
___________________________________________________
Hoje há uma grande diversidade dessas carinhas que complementam a comunicação escrita, substituindo, embora com menor eficácia, as expressões corporais, tonalidade da fala, gestos com as mãos etc., típicos da comunicação oral. Os emoticons facilitam a identificação de ironia, sarcasmo ou brincadeira, como visava Fahlman.

Os emoticons tradicionais utilizam bastante dois-pontos e parênteses simbolizando, respectivamente, olhos e boca; já os de influência japonesas, por meio dos animes (desenhos animados nipônicos) e mangás (revistas em quadrinhos), costumam utilizar o til (^) e traço baixo (_) para as mesmas partes do corpo. Outra diferença é que vários deles são lidos horizontalmente, como em um texto padrão.

Da wikipédia
Alguns exemplos de emoticons
:-) ou :) - feliz
:-( ou :( - triste
;-) ou ;) - dar uma piscada
:D - dar uma gargalhada
:o ou :-o - surpreso
:* - beijando
x-( - chateado
:-P ou :P - mostrando a língua

Exemplos de emoticons de influência oriental:
XD - grande sorriso
^_^ ou ^.^ - feliz
O_O ou O.O - assustado
T_T ou T.T - chorando

Nenhum comentário:

Postar um comentário