terça-feira, 26 de janeiro de 2010

De onde vêm as lágrimas de crocodilo

A expressão lágrimas de crocodilo, conhecida em vários países, refere-se ao choro fingido, sentimento falso de afetividade. Deve-se à crença de que os crocodilos lacrimejam enquanto digerem sua presa. Mas o réptil é tão cobra o suficiente para encenar um pranto? Não é bem assim.

O crocodilo possui uma mandíbula fortíssima, sua mordida equivale ao peso de um corpo de 950 kg. Uma explicação muito popular para a origem do ditado é que quando ele se alimenta, faz uma forte pressão nas glândulas lacrimais, localizadas na base do globo ocular, acarretando no derramamento de lágrimas. Mas há controvérsias.

"O fato é que os crocodilos não choram, mas, como têm os olhos sempre bem lubrificados, podem dar a impressão de lacrimejar", é o que afirma o biólogo Flávio de Barros Molina¹, chefe do Setor de Répteis da Fundação Parque Zoológico, em São Paulo.

O historiador romano Plínio, O Velho (23–70 d.C.) registrou que no Egito antigo – onde o réptil tinha status divino – os crocodilos do Nilo fingiam chorar e soluçar para atrair vítimas.
___________
¹ Para Superinteressante, março de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário