sábado, 13 de fevereiro de 2010

31 de outubro, dia do...

Saci-Pererê! Infelizmente quase não é comemorado, mas dia 31 de outubro é o dia nacional do Saci, um intrigante personagem do nosso folclore. A data foi estabelecida pelo Governo Federal em 2005, elaborada pelo então líder do governo Aldo Rebelo (PCdoB) e Ângela Guadagnin (PT) com intuito de valorizar a tradição própria do país; uma clara oposição à festa estadunidense do Halloween (no Brasil, também conhecida como festa do Dia das Bruxas), cuja supremacia no mundo inteiro suplanta tantas culturas.
(Legenda da imagem: Pelo cartunista Ziraldo, Saci com uniforme do Internacional, o mascote da equipe)

Saci nasceu como mito das tribos indígenas do Sul do país, depois sofreria influência da cultura africana e européia, o que explica a etnia e o cachimbo. É um garoto negro de uma só perna com um cachimbo e um barrete vermelho, fonte de seus poderes, e adora fazer travessuras com viajantes que perpassam seu caminho.

Tornou-se muito conhecido a partir de 1920 com a série de livros O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, e suas a adaptações para a TV, primeiramente pela TV Tupi, em 1952, depois a TV Cultura (1964), TV Bandeirantes (1967) e mais recentemente a Rede Globo (2001). Em 1959 ganharia as páginas da revista O Cruzeiro com os desenhos d'A Turma do Pererê, de Ziraldo, outro grande nome da nossa literatura infantil.

Suas descrições tradicionais o citão como um jovem endiabrado, com pequenos chifres, sempre soltando baforadas de seu cachimbo e com um forte cheiro de enxofre – chegou a ser garoto-propaganda de empresas tabagistas. Essa imagem foi gradativamente substituída por a de um molequinho carismático desde a década de 1950, quando chegou pela primeira vez às televisões do Brasil.

Atualização: a série Sítio do Picapau Amarelo produzida pela Rede Globo é exibida também pelo Canal Futura desde 8 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário