terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Santa morte

Estatuetas da Santa Morte

Normalmente a morte é vista com repulsa, algo do qual queremos distância. No México, entretanto, a Morte é canonizada pela população e adorada por cerca de 2 milhões de pessoas em todo o país, mas ainda é marginalizada pela Igreja Católica.

O culto à morte começou dentro de uma igreja, na verdade tratava-se de uma imagem de São Bernardo de Claraval, francês considerado santo pelos católicos. A estátua, contudo, tinha uma aparência fúnebre, pálida e sem olhos; como as religiões indígenas da região tinham figuras femininas como deusas da morte, as pessoas, por associação, transmitiram o sexo feminino à entidade espiritual, que seria a Santa Morte. Assim a Santa nasceu do sincretismo das religiões autóctones com o catolicismo popular.

A Igreja Católica não reconhece a Menina Branca - como também é conhecida a Santa Morte - como beata. Logo que a imagem de São Bernardo de Claraval foi desvirtuada, trataram de retirá-la do interior da igreja, hoje se encontra na casa de fiéis. A morte, segunda a Bíblia, é o último inimigo a ser vencido por Deus, e também é uma antonomásia satânica, então, segundo interpretação católica, os adoradores da Santa Morte, sem saber ou não, fazem culto ao antagonista de Cristo.

Por serem menosprezados pelo catolicismo, os fiéis à Santa Morte erguem altares em suas casas ou locais públicos. Segundo os adeptos, a Santa não rejeita os desprezados pela igreja ortodoxa, como traficantes, drogados, bêbedos, homossexuais e travestis. Também é considerada justa, pois levará a todos, seja rico ou pobre, bom ou mal. Entre as rogações, é comum clamar por uma morte indolor e vingança aos malfeitores.

9 comentários:

  1. Eu considero um absurdo, com tantos problemas maiores no mundo acontecendo, fenômenos climáticos catastróficos,super bactérias, miséria, as pessoas pecam o tempo cultuando uma caveira que não pode realizar nenhum milagre ou qualquer coisa parecida.Até parece o fim dos tempos mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É O MESMO QUE CULTUAR UM JESUS, UM JEOVÁ, UM SIGNO, UM ESPÍRITO DE UM MORTO, TODAS AS CRENÇAS E RELIGIÕES SÃO PERDA DE TEMPO... SE VOCÊ CRÊ EM ALGO, ESTÁ NO MESMO BARCO DOS DISCÍPULOS DA CAVEIRA PINTADA... MAS SE VOCÊ ACHA QUE A SUA CRENÇA É MAIS IMPORTANTE, MELHOR E MAIS VERDADEIRA QUE A CRENÇA DOS OUTROS, ENTÃO VOCÊ É NARCISISTA, FASCISTA E DITADOR(A).

      Excluir
  2. E qual religião concebe tais milagres ? qual impede tais desastres, afinal não continua acontecendo !? Cara se você não gostou, não discrimine, pois cada um tem sua dogma e doutrina a seguir.
    Faça comentários ricos que possam contribuir ao conhecimento ou seja construtivos pois destrutivos encontro em toda esquina.
    Afinal achei interessante o modo do qual se lida com a morte, em abraçá-la em vez de teme-la, afinal a morte e tao natural quanto o ar que respiro.

    ResponderExcluir
  3. ELA ME TRANQUILIZA, MINHA MENINA BRANCA , TENHO MEU ALTAR E ACHO QUE RESPEITO AS CRENÇAS DE UM É FUNDAMENTAL...CADA QUEM TEM O DIREITO DE ESCOLHER SUAS CRENÇAS...AMO A SANTA MUERTE.. AFINAL ELA REPRESENTA O QUE SOMOS NO FINAL É O QUE SOBRA ..

    ResponderExcluir
  4. @ateliebrunamuriel no instagram tenho imagens lindas da santa muerte

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir