sábado, 13 de fevereiro de 2010

-Atchim!

"Atchim" (ou a forma menos usada "atxim") é a onomatopeia para espirro. O espirro é uma reação de proteção do corpo, convulsiva e semi-automática, que consiste na expulsão do ar pelo nariz e boca. Ao contrário do que normalmente se pensa, nem sempre se trata de doença, podemos espirrar em reação a uma entrada de impureza – como pólen, pelo de animais, poeria – no organismo por meio das vias respiratórias. A partir daí, nosso nariz se irrita, a respiração normal cessa e passamos a respirar profudamente, os músculos das costas e abdômen se contraem e a saída de ar pelos pulmões é bloqueada pela glote (localizada na laringe); tudo isso ocasiona um aumento de pressão do ar e... ATCHIM! Todo o ar é liberado bruscamente excretando a impureza. A velocidade do espirro chega a 150km por hora, mais rápido que muitos carros.

Em nosso nariz as vibrissas, os famosos pelos nasais, são responsáveis por barrar as impurezas impedindo-as de chegar ao organismo, por isso nele se acumula tanta sujeira, o muco nasal, vulgarmente conhecido como meleca ou catota. Mas nem sempre a eficácia dos pelos é total, essa falha pode culminar no espirro. Em caso de espirro por motivo de doença, a enfermidade pode ser transmitida pelas 40.000 gotículas infecciosas espalhadas no ar.

Outro motivo que pode nos levar ao espirro é olhar para uma luz muito forte, como o Sol, é o espirro de reflexo fótico. Arquimedes (287-212 a.C.) já tentava descobrir a resposta para o motivo disso, mas até hoje os cientistas não descobriram. Como o fato não está relacionado a nenhuma doença, pesquisas sobre o espirro de reflexo fótico são escassas.

Topa um desafio? Eu o desafio a espirrar de olhos abertos. Se você tentar uma, duas ou várias vezes, vai ver que é impossível. Isso ocorre porque as contrações musculares que precedem o espirro afetam também o músculo orbicular do olho, localizado nas pálpebras, este quem controla o abrir e fechar dos olhos. Também é quase impossível espirrar sem mover a cabeça, tente em um espirro forte.

–Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário