sábado, 13 de fevereiro de 2010

Os agouros de uma sexta-feira 13

Quando coincidem a sexta-feira e o dia 13 de qualquer mês, temos uma sexta-feira 13, popularmente conhecida como um dia de mau agouro. A data tem uma grande repercussão na vida moderna, inclusive inspirou um dos maiores vilões hollywoodianos, Jason, que estrela a série de filmes Sexta-feira 13. Existe até um nome específico para essa fobia: parascavedecatriafobia. Segundo o Instituto Central de Gestão do Estresse e Medo, cerca de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem de pânico nesse dia. Isso culmina numa redução de rendimento nos escritórios gerando um prejuízo estimado entre 800 e 900 milhões de dólares. Não há pesquisas desse tipo no Brasil, mas se sabe que o 13 é um dos números mais copiosos no sorteio da mega-sena da Caixa Econômica Federal.

Uma provável explicação para a aversão à sexta-feira 13 tem relação com os cavaleiros da Ordem dos Templários, criada para manter em segurança os cristãos que faziam peregrinação a Jerusalém. Na sexta-feira 13 de 1307 o rei francês Filipe IV acusou a ordem de paganismo e a decretou ilegal, vários integrantes foram presos, torturados e mortos como hereges. Essa versão foi largamente popularizada a partir de 2003 com o romance O Código Da Vinci, de Dan Brown. Mas especialistas dizem ser mais uma invencionice moderna, já que são raras as citações dessa data anteriores ao século XX.

Ainda sobre a saga dos templários, Felipe IV estava mesmo era interessado na fortuna capital gerada pela Ordem (eles foram pioneiro no uso do cheque e criaram um avançado sistema bancário), mas tudo em vão, nenhum centavo foi encontrado, talvez os templários sobreviventes fugiram com o tesouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário