sábado, 13 de fevereiro de 2010

A cor azul do céu


Essa é uma dúvida clássica que fertiliza a cabeça de muita criança, difícil encontrar alguém que nunca se indagou sobre isso. A resposta não é tão complicada, mas é necessário algum conhecimento sobre as propriedades da luz. Então, comecemos.

Um raio de luz solar visto a olho nu é ilusivo, pois não vemos suas cores. Se o pusermos através de um prisma, podemos ver o raio branco dividido em sete segmentos de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, as cores do arco-íris. Uma folha de palmeira é verde porque, após a luz incidir sobre ela, esta absorve todas as cores e reflete apenas o verde aos nossos olhos. Se você misturar proporções iguais de tinta das sete cores do prisma, obterá o branco, a união de todas elas. A cor branca não absorve luz, ela a reflete totalmente; no litoral grego, onde faz muito calor, os moradores pintam suas casas de branco para refletir o máximo de luz do Sol possível e ter a temperatura interna mais agradável. O preto é o oposto, não reflete luz, apenas a absorve, “vemos” esta cor apenas por diferenciá-la das demais; diz-se – com razão – que quando vestimos preto sob o Sol, faz-se mais calor. O camaleão desenvolveu a capacidade de mudar de cor principalmente para controlar sua temperatura e maximizar o potencial do seu metabolismo, já que é um animal de sangue frio, ou seja, sua temperatura varia de acordo com a do meio externo. As cores têm também comprimento de ondas diferentes, varia do azul, mais curta, ao vermelho, mais longa.

Quando os raios solares atingem a Terra, se deparam com a atmosfera terrestre, é onde tudo acontece. “Os gazes da atmosfera não são azuis, mas quando a luz do Sol passa pela atmosfera, os comprimentos de onda mais curtos, como os da luz azul, se espalham mais do que os mais longos. Nos céus, o que você vê é a luz azul sendo arremessada na direção dos seus olhos”, é o que afirma a cientista da NASA Michelle Thaller¹. Antes de anoitecer, durante o crepúsculo, os raios de Sol atingem obliquamente a Terra e os comprimentos de onda mais longos (amarelos, alaranjados e vermelhos) chegam até nós, além do fato da poeira ou fumaça da atmosfera absorver mais a luz azul, daí a cor avermelhada durante pôr-do-sol. O “céu” da Lua é preto porque lá não há atmosfera. De certa forma, o céu é apenas uma ilusão cromática, ele não existe como a maioria das pessoas imagina.

E se a água é transparente, por que os oceanos são azuis? É só lembrar de uma imagem do globo terrestre com os gigantes azuis Altântico, Índico e Pacífico, que têm essa coloração porque refletem a cor do céu.

¹Para o programa O Universo, A Via Láctea, exibido no History Channel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário