sábado, 13 de fevereiro de 2010

Quando se comemora o Carnaval

Carnaval é um festa relacionada à religião católica que surgiu na era medieval, quando, então, era comemorado com vários pequenos festejos populares nas ruas europeias. Sua data não é fixa, pois depende da data da Páscoa, e esta é definida pelo caledário lunar.

A Igreja católica desejava que o período pascoal ocorresse em um dia auspicioso, então firmou três imposições para estabelecê-la: primeiramente deve ser durante a primavera, a partir de março (ao menos no hemisfério norte); depois, deve ser após a primeira Lua cheia que sucede o início da primavera; enfim, é necessário que seja em um dia domingo, sem jamais poder ultrapassar 25 de abril. 47 dias antes disso é o carnaval - ou 40 dias litúrgicos, que não levam em consideração os domingos. Essa quarentena é a liturgia católica chamada Quaresma, intervalo entre o Carnaval e a Páscoa durante o qual deve-se jejuar e esportular; o que não inclui os dias carnavalesco, donde se explica origem do nome, que vem do italiano carnavale: época em que se pode comer.

A primavera, por sua vez, também não possui uma única data. Normalmente o início primaveral dar-se em 20 de março, nos anos que atencedem o ano bissexto, porém, esse dia é o 21 do mesmo mês. Essa variação a cada quatro ano é necessária para uma regulação do calendário, pelo mesmo motivo ocorre o dia bissexto, 29 de fevereiro (sempre nos anos em que se realizam os Jogos Olímpicos).

Durante o período régio brasileiro (1822-1889) o Carnaval era conhecido como entrudo, ou seja, a entrada para a Quaresma, festa em que os foliões iam às ruas e jogavam baldes de água, ovos, tangerinas, gesso, farinha etc., inclusive contava com as participações de nossos príncipes Pedros. Esse festejo entrou em declínio em 1854 por pressão policial, dando origem ao nosso carnaval moderno, o maior do mundo. O Guinness 2009 registra o Carnaval de Salvador como o maior do planeta, atraindo cerca de 2 milhões de brincantes por ano que ocupam 26km de rua e movimentam 254 milhões de reais durante seis dias de festa.

Calculando as efemérides de 2009: neste ano a primavera tem início em 20 de março, a Lua cheia mais próxima depois disso é em 9 de abril, uma quarta-feira, e o domingo seguinte é o dia 12 de abril, o Domingo de Páscoa. 47 dias antes disso é 24 de fevereiro, a Terça-feira de Carnaval; 24h depois, dia 25 de fevereiro, é a vez da Quarta-feira de Cinzas. Ainda a partir da Páscoa, acrescentando 60 dias, temos a Quinta-feira de Corpus Christi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário