sábado, 13 de fevereiro de 2010

Sobre a estátua do Cristo Redentor

A estátua do Cristo Redentor já transcendeu o significado religioso e tornou-se um símbolo do Brasil. Não é para menos, atualmente a obra é visitada por 840 mil pessoas por ano, o que faz desta nosso principal ponto turístico do país. Mas ainda há história pouco conhecida sobre a estrutura.

Sua idealização veio do padre francês Pierre-Marie Bos, ainda no século XIX, que chegou ao Rio de Janeiro em 1959. A inspiração foi a imagem do Corcovado, que se estende em direção ao céu; para o sacerdote, era como um pedestal pronto para receber a imagem de Cristo. Como o Brasil vivia um momento político conturbado - devido, entre outros motivos, a passagem do modelo monárquico para o republicano - o projeto demorou muito a se formalizar. No século XX foi lançado o concurso que elegeria o projeto vencedor da imagem como parte das comemorações do centenário da independência brasileira. O vencedor foi o engenheiro Heitor da Silva Costa.

Heitor havia elaborado Jesus Cristo segurando uma grande Cruz de um lado e na palma de sua outra mão pousava um globo terrestre (vide imagem), segundo o engenheiro, os mais importantes signos do catolicismo. O esboço não foi bem aceito pela Igreja católica, os sacerdotes que o globo lembraria mais a bola de futebol do que algo relacionado à religiosidade, então elaboraram o Cristo de braços de aberto, dando boas-vindas a todos que chegavam ao Rio. A cabeça e as mãos foram esculpidas na França, o resto, no Brasil, em concreto armado e revestido em pedra-sabão. O dia da inauguração foi 12 de outubro de 1931, um dia nublado na região, mas durante a solenidade o céu se abriu e o Sol iluminou uma parte da estátua, inclusive o rosto, o presentes acreditaram ser um milagre.

Outro expoente personagem da construção é o arquiteto Heitor Levy, embora judeu, criou uma afetividade passional pelo monumento. Levy pôs em uma garrafa a árvore genealógica de sua família e a inseriu no concreto que corresponde ao coração de Cristo.

Em 1937 foi tombada patrimônio histórico nacional e em julho de 2007, eleita uma das 7 maravilhas modernas (juntamente com a Muralha da China, Cidade de Petra, Ruínas de Machu Picchu, Pirâmide Maia de Chinchen Itza, Coliseu de Roma e o Taj Mahal), o que aumentou em cerca de 27% o número de visitantes. Desde de janeiro de 2008 pode-se realizar batismo na Capela de Cristo, no entorno da obra, bem como casamento, a cerimônia não custo menos de 1.500 reais.

Pesos e medidas: a topo da cabeça do Cristo redentor fica a 748m acima do nível do mar, são 710 metros do corcovado, 30 do corpo da estátua e mais 8 de sua base; as extremidades das mãos distam de 30m; pesa 1.145 toneladas, somente a cabeça pesa 30 toneladas e tem 3,75m de altura.

Um comentário:

  1. olha tenho uma pesquisa pra amanha o que o cristo redento representa o brsil ajuda por favo

    ResponderExcluir